Parceria entre CRF e CRM permite a emissão de prescrições médicas digitais

Print Friendly, PDF & Email

Os Conselhos Regionais de Farmácia e de Medicina de Santa Catarina firmaram uma parceria operacional para permitir a emissão de prescrições médicas digitais. Foram criados dispositivos com dupla validação e criptografia, que possibilitam até mesmo a emissão de receitas de medicamentos controlados para dispensação segura em farmácias e drogarias em todo o território catarinense. As ferramentas estão fundamentadas em marcos legais já em vigor na nossa legislação. O paciente poderá imprimir ou apresentar digitalmente a receita médica para a compra dos medicamentos em farmácias comerciais ou para a dispensação em farmácias públicas. O modo de operar e as orientações para receber as prescrições e dispensar os medicamentos são descritos neste link. Veja no Infográfico como funciona o processo.

Link Validador

No site do CRM-SC está disponível o serviço de emissão de receitas médicas digitais, à distância. O portal permitirá validação e registro da dispensação pelas farmácias (link validador).

 

Validando Receitas: Passo a Passo

 

1. Escaneie o QR Code ou Acesse o Link Validador: api.cremesc.org.br/crvirtual-prescricao

Todos os Atestados e Receituários emitidos têm um QRCODE que leva a uma plataforma de validação de documentos. Essa plataforma também pode ser acessada no site indicado nos documentos. Junto a essas informações está o código para validação do documento. Assim, quando a empresa ou a farmácia recebe o documento, pode fazer a validação da sua autenticidade.

 

2. No caso de Receituário de Controle Especial, ao validar a autenticidade do documento, o farmacêutico pode informar a dispensação do medicamento desse receituário, clicando no botão Adicionar Medicamento Fornecido.

 

3. Neste caso, são exigidos o CNPJ e a razão social da farmácia; o CRF, a UF e o nome do farmacêutico; e o preenchimento de um campo para indicar o medicamento fornecido, com 2 mil caracteres, que permite informar medicamentos, lotes, validades e qualquer outra informação relevante na dispensação.

 

4. Após concluir a dispensação, clicando em Atualizar e Visualizar Receita, o farmacêutico envia automaticamente a receita com dispensação para o Paciente, que abre na sua tela a nova receita já com a dispensação atualizada.

 

Dessa forma, a ferramenta permite que o Paciente compre diferentes medicamentos prescritos em uma única receita em estabelecimentos diferentes, e permite, ainda, as dispensações de medicamentos mensais.

Quando uma receita já tem uma dispensação e um farmacêutico consulta sua autenticidade, a ferramenta informa as dispensações anteriores. Assim, cabe ao farmacêutico atentar para as regras de fornecimento de novos medicamentos.

 

 

 

Skip to content