Paciente! Se você tem um problema de saúde, é um direito seu informar-se sobre ele

Paciente! Se você tem um problema de saúde, é um direito seu informar-se sobre ele. Pergunte.

O Dia Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos, comemorado em 5 de maio, marcou a adesão do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e dos conselhos regionais dos 26 estados e do Distrito Federal ao Desafio Global, da Organização Mundial da Saúde (OMS). Lançado no dia 29 de março, a campanha tem como meta reduzir em 50% os danos graves e evitáveis associados a medicamentos, nos próximos 5 anos.

Além dos farmacêuticos, que têm papel crucial nesse desafio, e dos demais profissionais da saúde, a intenção é envolver também a população, incentivando o uso correto e racional dos medicamentos e a participação do paciente na condução do seu tratamento. “Quando o paciente questiona sobre o medicamento que lhe foi recomendado ou cobra uma prescrição legível, por exemplo, está contribuindo para a prevenção de eventuais erros de medicação”, comenta o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João.

Ao lado, divulgamos uma lista de perguntas que o paciente deve fazer em uma consulta médica ou antes de ser submetido a alguma cirurgia ou tratamento.

Existem mais de 30 mil medicamentos registrados no Brasil. Um mesmo princípio ativo pode ter dezenas de apresentações diferentes. A redução de danos graves e evitáveis associados a medicamentos, além de salvar vidas, gera economia para os sistemas de saúde. Todos podem e devem contribuir! A meta do Desafio Global para a Segurança do Paciente no Uso de Medicamentos, é reduzir em 50% os danos graves e evitáveis associados a medicamentos, nos próximos 5 anos.

http://migre.me/tvCy6.

 

 

 

 

Skip to content