Inscrições abertas para pesquisas em resistência antimicrobiana

Pesquisas em resistência aos antimicrobianos

Até o dia 21 de maio, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e o Ministério da Saúde (MS) recebem propostas de pesquisa de acordo com três linhas: Identificação e avaliação dos diferentes mecanismos de desenvolvimento e disseminação da resistência aos antimicrobianos; Desenvolvimento e inovação em novos métodos diagnósticos para controle e combate à resistência aos antimicrobianos; e Desenvolvimento de alternativas terapêuticas, preventivas e novos medicamentos para controle e combate à resistência aos antimicrobianos.

O objetivo é o desenvolvimento de pesquisas de cunho científico e/ou tecnológico relacionadas à prevenção, diagnóstico e tratamento da resistência aos antimicrobianos. O material deve ser encaminhado ao CNPq exclusivamente via Internet, utilizando-se o Formulário de Propostas online, disponível na Plataforma Carlos Chagas.

Mais informações em: ChamadaCNPq/MS-SCTIE-Decit No 01/2018

Novas abordagens para caracterizar a prevalência de resistência aos antimicrobianos

Até o dia 28 de maio, a Grand Challenges Explorations-Brazil busca por novas abordagens com potencial de transformar iniciativas em saúde pública em ações de impacto em escala regional e global, por meio da identificação e preenchimento de lacunas de conhecimento sobre a incidência da resistência a agentes antibacterianos. A ideia é entender melhor a prevalência de resistência aos antimicrobianos (RAM) e seus impactos na mortalidade em países em desenvolvimento para limitar o uso incorreto de antibióticos e garantir o acesso aos antibióticos adequados em caso de resistência.

A iniciativa, da Grand Challenges Brasil (GC Brasil), é resultado da parceria entre o Ministério da Saúde (MS), o Conselho Nacional Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação Bill & Melinda Gates, desde 2012, para lançar desafios conjuntos que incentivem e financiem pesquisa inovadora em saúde no Brasil.

Mais informações em: Grand Challenges Explorations-Brazil