Fórum Catarinense debate “As Novas Diretrizes Curriculares Nacionais e a Formação farmacêutica”

Com o tema “As Novas Diretrizes Curriculares Nacionais e a Formação que Queremos”, o 8° Fórum Catarinense de Educação Farmacêutica analisa, debate e propõe encaminhamentos para os desafios da formação do farmacêutico, cumprindo assim um preceito constitucional que determina que os atores ligados ao SUS é que devem orientar a formação dos quadros na área da saúde. (ART 200 Inciso IV – CFB).

90 vagas disponíveis. Inscrições Gratuitas. Entrega de Certificados.
Dias 17 (tarde) e 18 (manhã) de agosto.
Local: Auditório do Centro de Ciências da Saúde CCS UFSC

17/08/2018 – sexta-feira

13h30min – 14h20min: Composição da mesa de abertura com membros das seguintes entidades:
– Conselho Federal de Farmácia (CFF)
– Associação Brasileira de Educação Farmacêutica (ABEF)
– Conselho Nacional de Saúde (CNS)
– Comissão de Educação do Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina
– Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina (CRF-SC)

14h30min – 15h30min: Palestra de Abertura – “Princípios norteadores para a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos de farmácia em Santa Catarina. ”
Ementa: Formação superior para as profissões da saúde: como contemplar as novas demandas educacionais (ensino centrado no aluno, formação por competências, uso de novas tecnologias de informação e comunicação, etc.), a dimensão técnica do ensino superior (formar recursos humanos para o trabalho) e a dimensão humana da universidade (democratização do acesso e da produção do saber, na perspectiva do benefício da maioria e redução da exclusão social)?
Palestrantes: Rosana Isabel dos Santos (Comissão de Educação do CRFSC)

15h30min – Mesa redonda: “Experiências de formação por competências”
15h30min – 16h30min: Organização curricular por unidades de aprendizagem – Maria Juliana Nesi (UNISUL).
16h30min – 17h30min: A experiência da Construção Curricular da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – Marcia Mendez Ruiz Cantano.
17h30min – Debate.

Após o debate: Coffe Break

18/08/2018 – sábado
08h30min às 10h30min – Palestra com debate: “Currículo baseado em competências aplicado às DCNs do curso de farmácia”
Ementa: Concepção de competências. Formação por competências. As DCNs da Farmácia e competências. A construção de currículos por competências.
Palestrante: Carla Beatrice Crivellaro Gonçalves – Universidade de Passo Fundo

10h30min – 10h45min: Coffe Break

10h45min – 12h: Roda de conversa
Participação: Carla Beatrice Crivellaro Gonçalves, Maria Juliana Nesi, Adriana Gasparetto Soletti, Marcia Mendez Ruiz Cantano, Comissão de Educação do CRF-SC e demais participantes.

12h: Encerramento: Convite para as instituições participarem das oficinas que ocorrerão longo do ano.