ENTREVISTA FARMACÊUTICA aborda impactos da assistência farmacêutica no planejamento financeiro dos Municípios

Os impactos positivos da assistência farmacêutica (medicamentos, produtos para a saúde e serviços) na saúde da população e no planejamento financeiro dos Municípios, quando prestada corretamente, é proporcional aos prejuízos, quando ela é deficiente. A observação é do farmacêutico DR. ÉVERTON BORGES.

Ele é o convidado da “Entrevista Farmacêutica” desta quarta-feira (13.09.17) para falar sobre o assunto. A entrevista vai ao ar, a partir das 15h30, pela “Rádio Nacional da Amazônia” (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Esta entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por 2.205 emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos (Flórida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

O ENTREVISTADO – Farmacêutico-bioquímico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), DR. ÉVERTON BORGES tem especialização em Gestão da Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é um estudioso dos impactos da assistência farmacêutica, nos Municípios, e da questão da judicialização da saúde. Integra o Grupo de Trabalho de Farmacêuticos no Sistema de Justiça do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e coordena o grupo de agentes fiscais do fórum que reúne 27 conselhos de profissões regulamentadas cujo foco é promover o fortalecimento da fiscalização.

DR. ÉVERTON BORGES dirá, na entrevista, o que os gestores devem fazer, na composição do orçamento municipal, para que a assistência farmacêutica seja contemplada com abrangência. “Muitos Municípios são carentes de técnicos e fartos de políticos ocupando cargos na assistência farmacêutica, razão pela qual esses lugares não conseguem desenvolver bons projetos para o setor”, observa BORGES. Lembra esses políticos sequer sabem planejar e buscar recursos federais para a assistência.

A “Entrevista Farmacêutica” é um esforço conjunto do CFF e da “Rádio Nacional da Amazônia”/EBC, com o objetivo de levar à população informações em saúde, com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO. Assim, você acessará a página da EBC. Em seguida, clique em “ouvir”.

Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.