Entrega da Comenda do Mérito Farmacêutico 2019

Em Cerimônia Solene, receberam a Comenda do Mérito Farmacêutico 2019, na sexta-feira, 13, os profissionais abaixo nomeados. O CRF-SC celebra os novos Comendadores, lembrando que o título é vitalício, e reconhece publicamente que as atividades do homenageado engrandeceram a Ciência Farmacêutica e a profissão.
AUTORES DO LIVRO: “O MINUTO DO MEDICAMENTO” representados pela Farmacêutica CASSIA CUNICO
Juiz Federal CLENIO JAIR SCHULZE
Farmacêutica EDILZA MARI NUNES PEREIRA DA SILVA
Farmacêutica FERNANDA MAZZINI
Farmacêutica JOSIANE BUDNI
Farmacêutico LAUDI CARLOS DE SOUZA
Farmacêutica MARIA ASSIRIA MARTINS

Autores do livro “O minuto do medicamento”, representados pela farmacêutica Cassia Cunico.

Com o objetivo de promover a educação em saúde, relacionada ao uso racional de medicamentos, os 36 farmacêuticos da Câmara Técnica de Assistência Farmacêutica do extremo oeste organizaram o livro chamado “O minuto do medicamento” onde foram compiladas orientações sobre o uso adequado de fármacos. Os temas foram abordados com uma linguagem simples e baseados nas principais dificuldades, erros e dúvidas vivenciadas diariamente pelos farmacêuticos na dispensação de medicamentos em farmácias públicas. Inicialmente, as orientações foram veiculadas em um programa de rádio em São Miguel do Oeste, chamado “Minuto do Medicamento”. mas, por conta do grande interesse do público, dos profissionais e gestores de saúde da região, foi realizada em 2017 a publicação do livro que recebeu a comenda do mérito farmacêutico. A farmacêutica Cassia Cunico – Presidente da Câmara Técnica de Assistência Farmacêutica à época representa todos os profissionais participantes  no projeto.

Juiz Federal Clênio Jair Schulze (não pode comparecer e receberá a  receberá a comenda em momento oportuno)

O juiz Clênio Jair Schulze é doutorando e mestre em ciência jurídica pela Univali. Pós graduado em justiça constitucional e tutela constitucional dos direitos pela Universidade de Pisa na Itália. Professor da Escola da Magistratura Federal de Santa Catarina ESMEFESC, e da ESMESC (escola da magistratura do estado de santa catarina). Juiz federal em Brusque é autor do livro – Judicialização da Saúde, no Século XXI publicado em 2018 e Direito à Saúde publicado em 2019.

Farmacêutica Edilza Mari Nunes Pereira da Silva

Edilza Mari Nunes Pereira da Silva é bacharel em farmácia pela Universidade do Contestado, atuou em farmácias homeopáticas, magistrais e drogarias. é responsável técnico pela farmácia Águas Claras Rio Negrinho-SC.

Farmacêutica Fernanda Mazzini

Fernanda Mazzini é graduada em farmácia com especialização em tecnologia de alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde foi presidente do centro acadêmico de farmácia de 1988 a 1990. Atuou na farmácia comercial de 1992 a 2003, em 2005 foi eleita diretora de saúde do trabalhador do Sindicato dos Farmacêuticos de SC. Foi membro suplente do Conselho Estadual de Saúde e membro titular do Colegiado do Curso de Farmácia da UFSC de 2007 a 2019. Foi membro da Comissão de Farmácia do CRF-SC durante 6 anos. Como diretora do SINDFAR-SC, organizou e participou de vários, fóruns, seminários, cursos, palestras, oficinas, conferencias e congressos voltados à profissão farmacêutica á saúde do trabalhador e do direito trabalhista. Atualmente preside o Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de Santa Catarina.

Farmacêutica Josiane Budni 

Josiane Budni – Graduada em farmácia e análises clínicas, mestrado em neurociências e doutorado em bioquímica pela UFSC, no Laboratório de Neurobiologia da Depressão. Realizou doutorado sanduíche na Universidad Autonoma de Madrid (2008/2009) na Espanha durante 6 meses. Realizou pós-doutorado no laboratório de neurociências do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da (UNESC) onde é professora e coordenadora adjunta do curso de graduação em biomedicina. Desenvolve pesquisas relacionadas aos mecanismos fisiopatológicos da doença de Alzheimer e processos de envelhecimento com modelos animais e estudos com seres humanos. É revisores de revistas internacionais da sua área de pesquisa. Já orientou alunos de doutorado, de mestrado e de graduação nos curso da Biomedicina, Farmácia, Psicologia e Medicina. Recentemente foi ganhadora do Prêmio L’oréal-Unesco-abc “Para mulheres na ciência 2019”.

Farmacêutico laudi carlos de souza  não pode comparecer para receber a comenda, que será entregue  em outra oportunidade.

Laudi Carlos de Souza – Formado em Farmácia pela UFSC em 1976 e em Analises Clinicas em 1978. Iniciou a vida profissional como bioquímico no Laboratório Lummertz em Rio do Sul e também como funcionário do Estado de Santa Catarina no Laboratório Central na mesma cidade até a transferência para o Laboratório municipal de Ituporanga onde trabalhou até 2014 quando se aposentou por tempo de serviço. Em 1988 adquiriu o Laboratório de Análises Clinicas Ituporanga, onde exerce a profissão até os dias de hoje.

Farmacêutica Maria Assiria Martins 

Maria Assiria Martins graduada em farmácia generalista, pela Universidade do Contestado – UNC campus Canoinhas SC. Pós graduada em acupuntura tradicional chinesa, pela Faculdade de Tecnologia Ibrate. Especialização em microagulhamento, pela Faculdade Ibrate. Atualmente é sócia/proprietária e farmacêutica da empresa Elzira Maske Martins & Cia Ltda. Trabalha no pronto socorro da Fundação Hospitalar Municipal Santo Antonio como técnica em enfermagem (plantões noturnos), Também dedica-se às práticas complementares de saúde, como acupuntura, auriculoterapia, acupuntura do professor Yang, acupuntura do mestre Tung, moxa, ventosa e demais técnicas da medicina tradicional chinesa.

Skip to content