Cuidado Farmacêutico é disponibilizado em São Miguel do Oeste

Em Santa Catarina, o CFF ofereceu a capacitação gratuita Cuidado Farmacêutico no SUS, na cidade de Chapecó, de 2017 a 2018. Entre os resultados, algumas sementes estão sendo plantadas no interior do Estado. Apesar de a prática do cuidado farmacêutico ainda não ser adotada pela 1ª Gerência de Saúde de São Miguel do Oeste, a farmacêutica Cássia Cunico desenvolveu, juntamente com sua colega Marinez Costacurta Zuchi, um projeto piloto para prestar atendimento farmacêutico aos funcionários da unidade de saúde e seus familiares.

Essa foi a estratégia encontrada pelas farmacêuticas para aplicar o conhecimento adquirido nas aulas teóricas. “Tanto nós farmacêuticas, como também nossos gestores, compreendemos a importância deste trabalho e o executamos à medida que existe procura e necessidade. Acreditamos que, apesar da sua pequena dimensão, ele possa ser um modelo singelo a ser aprimorado em outros serviços, explica Cássia.

Cássia é formada em Farmácia – Bioquímica e Indústria pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), é especialista em Farmacologia Clínica, tem mestrado em Ciências Farmacêuticas pela UFPR e é doutoranda em Assistência Farmacêutica pelo PPGASFAR/UFSC. “O curso foi excelente! Deu oportunidade para nós, farmacêuticos, ampliarmos nossos conhecimentos na perspectiva de redefinir nossas práticas a partir das necessidades dos pacientes, da família e da comunidade”, avalia a participante Cássia Cunico.

A farmacêutica relata que os principais atendimentos foram com pessoas hipertensas, diabéticas ou com demandas relacionadas à saúde mental. “Foram trabalhados aspectos como mudanças de hábitos e estilos de vida, uso e descarte correto de medicamentos, informações sobre doenças, fatores de risco e condições de saúde, adesão ao tratamento, etc., visando promover a autonomia e a responsabilidade com o cuidado à saúde e também o uso racional de medicamentos”.

Além de atuar como farmacêutica na Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina – 1ª Gerência de Saúde de São Miguel do Oeste, Cássia desenvolve atividades de docência e é membro da Comissão Assessora de Assistência Farmacêutica Pública do Conselho Regional de Farmácia do Estado de SC.

Fonte: Comunicação do CFF

Skip to content