Congresso da SBAC abordou sobre Sustentabilidade e recuperação econômica dos laboratórios clínicos

congresso_sbac

O presidente da Fenafar, Ronald Ferreira dos Santos, que também é assessor técnico-farmacêutico do CRF-SC, e o docente da UFSC e integrante da Comissão de Indústria do CRF-SC, Norberto Rech, participaram do Fórum “Sustentabilidade e recuperação econômica dos Laboratórios Clínicos. É possível?”, realizado durante a programação do 42º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas nesta semana no Rio de Janeiro. A mesa também contou com a presença de Áquila Mendes, autoridade nacional do SUS.

O principal objetivo do Fórum foi reunir profissionais que exercem e administram a atividade laboratorial, para que a SBAC, o Programa Nacional de Controle de Qualidade – PNCQ, Sindicatos e Conselhos profissionais tomem conhecimento das necessidades da categoria e ouçam suas sugestões para continuar na luta pelo reajuste das taxas e remuneração condigna da atividade.

A discussão seguiu três principais temáticas: Contratualização (reajustes do SUS e saúde suplementar), Possibilidades futuras da atividade – sobrevivência, Ideias e soluções para a crise atual.