Diretoria do CRF-SC em audiência com o Secretário de Estado da Saúde

A presidente do CRF-SC, Karen Denez e o tesoureiro, Marco Koerich, acompanhados da Vice-presidente da SBAC, Maria Elizabeth Menezes, estiveram na manhã desta terça-feira, (26/02) em audiência com o Secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino. O encontro foi marcado pela disposição do CRF-SC de trabalhar conjuntamente com a SES em prol do interesse público e visando uma troca de experiências para o bem da sociedade.

“Nós farmacêuticos possuímos atribuições e responsabilidades desde a atenção básica, passando pela atenção especializada, hospitalar, suporte laboratorial, vigilância em saúde e gestão. Em cada uma dessas ações e serviços encontramos a ciência farmacêutica, temos muito acúmulo e queremos contribuir.” Destacou a presidente do CRF-SC

Os diretores do conselho manifestaram o interesse de juntamente com a SES enfrentar e superar os desafios impostos pela área de recurso humanos na saúde, em particular da presença do farmacêutico nas atividades reguladas pela legislação.

Para a presidente Karen Denez, mais que cumprir a lei, a preocupação do CRF está em fazer com que o trabalho do farmacêutico no SUS, signifique qualidade, economicidade, maior acesso, eficiência e eficácia na utilização do recurso público. “Por essa razão queremos ser parceiro da SES na Assistência Farmacêutica.”

Durante a reunião o tesoureiro do CRF-SC, Marco Koerich apontou que que entre 70% a 80% do suporte laboratorial de análises clínicas do Estado, sejam eles públicos e privados são desenvolvidos por profissionais Farmacêuticos.

Segundo ele a política que orienta o suporte laboratorial não só para fins de diagnóstico, como para análises fiscais deve ser construída de forma participativa. “Acreditamos que possamos juntos com o LACEN e outras estruturas da SES, com base experiência concreta do dia a dia, contribuir de forma efetiva.”

A realização da Conferência estadual de saúde e o plano estadual de saúde 2020/2023, assim como a judicialização na área da saúde também foram temas abordados durante a reunião, buscando contribuir para que o nosso estado tenha a melhor saúde pública do Brasil.

Fonte: CRF-SC

Skip to content