Lançada 5ª edição da Revista Experiência Exitosas de Farmacêuticos no SUS

A nova edição da Revista Experiência Exitosas de Farmacêuticos no Sistema Único de Saúde (SUS) foi lançada nesta quinta-feira (22), durante a 476ª Reunião Plenária do Conselho Federal de Farmácia (CFF). Esta é a quinta vez que trabalhos bem sucedidos no âmbito do SUS, desenvolvidos por farmacêuticos de todo o Brasil, são selecionados, compilados e publicados, por iniciativa do Grupo de Trabalho sobre Saúde Pública do CFF.

No final do ano passado, a revista obteve o ISSN – sigla em inglês para Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas. O registro, que é conferido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), se torna único e exclusivo do título da publicação ao qual foi atribuído, agregando valor e confiabilidade à publicação.

A partir dessa edição, os relatos sobre os trabalhos desenvolvidos contém a indicação uma instituição de ensino superior madrinha, sediada na jurisdição onde o projeto está sendo ou foi desenvolvido. Outra novidade é que todo material inscrito conta com um orientador. Esse orientador foi indicado pela instituição madrinha e acompanhou todo o processo de construção do texto, visando à garantia de que ele esteja adequado às diretrizes para os autores.

O livro “Serviços farmacêuticos diretamente destinados ao paciente, à família e à comunidade – Contextualização e Arcabouço Conceitual”, do Programa de Suporte ao Cuidado Farmacêutico na Atenção à Saúde (Profar), foi uma das referências obrigatórias para que os relatos pudessem concorrer.

“É uma satisfação entregar à sociedade mais um exemplar desta publicação. Sem dúvida, a revista Experiências Exitosas de Farmacêuticos no SUS é uma das mais importantes iniciativas do CFF no sentido de ressaltar e valorizar o trabalho do farmacêutico – nesse caso, aqueles que atuam na rede pública de saúde. Agradeço ao Grupo de Trabalho sobre Saúde Pública, coordenado pelo conselheiro federal de Farmácia pelo estado do Paraná, Valmir de Santi, pelo empenho na elaboração desta revista”, disse o presidente do CFF, Walter Jorge João.

O coordenador da revista Experiências Exitosas de Farmacêuticos no SUS, o conselheiro Federal pelo estado do Paraná, Valmir de Santi, explica que os trabalhos selecionados servem como exemplo a outros farmacêuticos de todo o Brasil. “Dessa forma, os relatos podem ajudar na melhoria dos serviços de saúde em outras localidades”, acredita.

A revista está disponível gratuitamente em formato digital. Uma boa leitura a todos!

Fonte: Comunicação do CFF

Skip to content